CHAVE 43

Como são fabricados os muros da prisão?

Abaixo, compartilho alguns trechos do livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade” de Yuval Noah Harari, professor e um grande historiador israelense.

Os muros da prisão

“Como você faz as pessoas acreditarem em uma ordem imaginada como o cristianismo, a democracia e o capitalismo? Primeiro, você nunca admite que a ordem é imaginada. Você sempre insiste que a ordem que sustenta a sociedade é uma realidade objetiva criada pelos grandes deuses ou é uma lei natural. (…) Você também educa as pessoas o tempo todo. Do momento em que nascem, você as lembra constantemente dos princípios da ordem imaginada, que estão presentes em tudo. Estão presentes nos contos de fada, nos dramas, nas pinturas, nas canções, na etiqueta, na propaganda política, na arquitetura, nas receitas e na moda. (…)

A ordem imaginada define nossos desejos. A maioria das pessoas não quer aceitar que a ordem que governa sua vida é imaginária, mas na verdade cada pessoa nasce em uma ordem imaginada preexistente, e seus desejos são moldados desde o nascimento pelos mitos dominantes. Nossos desejos pessoais, portanto, se tornam as defesas mais importantes da ordem imaginada.”

Observação minha ao texto: o consumismo é um bom exemplo do quanto a nossa realidade é criada e inventada pelo próprio ser humano. Essa nova realidade do consumo foi desenvolvida e incrementada no prazo de apenas poucas décadas.

“O consumismo nos diz que para sermos felizes precisamos consumir tantos produtos e serviços quanto possível. Se sentimos que algo está faltando ou fora do lugar, provavelmente precisamos comprar um produto (um carro, roupas novas, comida orgânica) ou um serviço (limpeza doméstica, terapia de casais, aulas de yoga). Todo comercial de televisão é mais uma pequena lenda sobre como consumir algum produto ou serviço tornará a vida melhor.”

(Fonte: “Sapiens – Uma breve história da humanidade” de Yuval Noah Harari. Editora L&PM, 2015)

O Músculo da Alma - Chaves
Para ter acesso ao conteúdo informe seu Nome e E-mail.
Você só precisará fazer este registro uma vez, caso acesse esta página sempre do mesmo equipamento.
Nós respeitamos sua privacidade! Suas informações estão seguras e nunca serão compartilhadas.
×
WordPress Popup Plugin