“Fruto de uma pesquisa de 12 anos, este livro é múltiplo, um diário de anotações que concebe o corpo, a mente e a alma, como um sistema integrado e interdependente. Isso resulta em 69 capítulos curtos sobre os temas mais diversos e improváveis. Como o mercado de consumo nos ensina a dar importância para aquilo que não é importante? O mundo está ao contrário e ninguém reparou. Essa premissa é o ponto de partida para desnudar a indústria do corpo e desmistificar os principais condicionamentos e ideais que são plantados em nossa mente pela sociedade de consumo. O ideal da felicidade, do sucesso, do campeão, da saúde, da autoestima, da espiritualidade e muitos outros.”

Carolina Marques. Psicóloga

 

DEPOIMENTOS

“Este livro é maravilhoso! Um grande aprendizado para a vida. Agradeço muito a leitura de um livro tão incrível, mágico! Ele é um guia, profundo e abrangente da saúde integral, passo a passo. Parece que o autor conversa com a gente de uma forma intima e carinhosa. Um livro de estudo, de cabeceira!”

Sofia Bauer, Psiquiatra, especialista em psicologia positiva.

“Absolutamente transformador, um belo serviço prestado à humanidade. Sempre fui bastante cético à ideia de “exercício físico sem sofrimento”. Em toda minha vida aprendi que se a atividade física fosse fácil era perda de tempo. Dessa forma, sempre me exercitei pensando no depois, nos benefícios alcançados após um grande sacrifício. Resolvi experimentar na prática o “correr como meu corpo queria correr” e me impressionei com a transformação que isso representa. Em 3 semanas sinto uma mudança duradoura na forma de lidar com o corpo. Hoje não me exercito pelo depois, mas pelo próprio ato de me exercitar, pelo prazer do movimento. Uma verdadeira revolução na forma de enxergar a atividade física.”

Adauton Heringer, empresário da área de tecnologia.

“Neste livro, Nuno mostra de forma muito corajosa e delicada que é urgente ressignificar pressupostos arcaicos e ultrapassados em relação à atividade física. O autor desconstrói, de forma direta, uma série de mitos sobre beleza e felicidade, propondo uma visão ampliada sobre a “indústria do corpo” e suas formas de adoecimento. Partindo desta clareza, Nuno vai, então, abrindo portas para um encontro mais real com a potência de si mesmo, convidando o leitor a caminhar rumo a uma sabedoria corporal, um bem para a vida toda. É um “acorda!” cheio de bom humor, tônus, beleza e leveza de espírito. Divertido e profundo! “

Daniela Vidal, psicóloga, educadora, especialista em corporalidade, formada no método Bertazzo de reeducação do movimento.

“Este livro é um divisor de águas na maneira de entender o corpo e a saúde. Com ele, o professor Nuno afirma-se como um dos expoentes da renovação do treinamento corporal. Ao pensar o corpo de forma integral, ensina de maneira muito particular – unindo ciência e sabedorias milenares – a construir uma relação respeitosa e prazerosa com a prática física. Ele assume o. compromisso em transformar não só o corpo físico, mas a visão de mundo, a consciência, os valores. Um livro essencial para o conhecimento de si mesmo”  

Thiago Machado, coaching e educador físico.

“Um livro mágico! um verdadeiro manifesto do autocuidado e uma bela sacudida nas velhos conceitos de massacre ao corpo. Por 12 anos o autor foi colecionando ensaios e com muito amor construiu esta obra prima!”

Lú Brites, professora de Yoga, coreógrafa e pesquisadora do movimento

Este é realmente um livro vivo!! Um livro com alma, maravilhoso! Uma leitura obrigatória para todos, principalmente para os da área de saúde.

Olda Bonatto, Educadora corporal.

“O seu livro me ajudou muito! Me sinto seu amigo, só por ter lido! A maneira amorosa que você compartilha o conhecimento é muito cativante. Eu sou formado em Educação Física, seu livro foi um combustível aditivado na minha carreira. O mais incrível foi que, depois de ler e refletir com o seu conteúdo, consegui expor coisas que iluminaram muito os meus alunos. Em outras palavras, seu livro teve um alcance ainda maior, pois levo adiante todas as suas reflexões (que se tornaram as minhas também) E, ainda em tempo, o formato do seu livro é demais!”

Fernando Bizelli, Personal training.

“O Músculo da Alma é uma leitura deliciosa. É uma incrível contribuição para as pessoas refletirem como estamos nos afastando do nosso natural, deixamos de ouvir o corpo. Nuno sugere uma reflexão para percebermos que se exercitar pode ser sim algo prazeroso e fluído, se respeitamos nossos limites, nossa individualidade. Leitura leve, ideias generosas que inspiram uma reconexão com nossa sabedoria natural. Já recomendei esse livro para várias pessoas que amo.”

Dani Romanesi, Fotógrafa.

ORELHA

Porque a maioria das pessoas não encontra motivação na atividade física?

O modelo atual é uma forma inclusiva e sustentável de treinamento?

Como a “indústria do corpo” tornou-se uma aliada da obesidade e do sedentarismo, por mais paradoxal que isso possa parecer?

Neste livro, apresentamos as respostas para estas e outras perguntas. Esqueça “quase” tudo o que você aprendeu sobre condicionamento físico.

Propomos uma atividade física que seja equilibrada, lúdica e prazerosa.

Descubra porque o “fast training” não é indicado a mais de 90% da população. Neste sistema o treinamento foi empacotado e formatado, dentro de uma lógica comercial e vendável de curto prazo.

Este livro é um alerta sobre o que a sociedade de consumo fez com o nosso corpo. Estrategicamente ele foi transformado em um bem de consumo, uma “roupa” que usamos como forma de aumentar o poder de sedução e status social.

Podemos pensar a cultura do corpo como uma “cultura do narcisismo”, em que os indivíduos estão obcecados por ilusões de perfeição física, esmagados pela proliferação de imagens e pelo consumismo

Esses modelos alimentam diversos segmentos, como a indústria do emagrecimento, das clínicas estéticas, dos suplementos, das técnicas cirúrgicas milagrosas, da indústria farmacêutica e a própria indústria do Fitness, que representam juntas um grande problema da saúde pública atual.

O corpo do qual falamos é de outra ordem: um corpo sagrado, natural, equilibrado e profundo.
Um corpo Intimamente ligado à mente, às emoções e ao espírito e que se transforma no principal agente de liberdade e sabedoria. O corpo é a forma mais simples e genial de se acalmar a mente, o “eu”, responsável por nossos desequilíbrios e angústias.

O Santo Graal da felicidade e do equilíbrio estava bem onde você menos esperava: em seu próprio corpo.

Nuno Cobra Jr

NOTA DO AUTOR

Fiquei muito feliz. Quando fui inscrever meu livro no prêmio Jabuti, descobri que ele não se encaixava em nenhuma categoria. Vão ter que inventar uma categoria nova: Livros livres e fora dos padrões (Risos)

Ele é um “objeto de leitura não identificado”, poderia estar pelo menos em 3 setores diferentes da livraria. Como a área comercial é meio conservadora, colocaram ele no setor de saúde. As pessoas ainda não perceberam que corpo e alma é um sistema integrado.

Ele foge as convenções, é um ser hibrido, uma colcha de retalhos. Um diário de anotações sobre temas diversos e autorais. Para o leitor entender e acompanhar a proposta tive que criar dois “manuais do leitor” ao longo do livro.

A contracapa não é como deveria ser (está de ponta-cabeça e sem texto), a orelha não é como deveria ser (nem resume, nem explica o livro e foi escrito por um convidado muito especial: eu mesmo).

Ele é um livro físico-digital, com 49 conteúdos interativos acessíveis através de QR code, ao mesmo tempo, dentro e fora do livro.

O projeto ocorreu porque fui rebelde, não aceitei nenhuma intervenção coercitiva, de quem quer que seja. Quando bancamos os nossos sonhos, corremos o risco de sermos originais.

Obs:

O encontro com as meninas da editora voo foi providencial, elas cuidaram do livro com muito carinho, uma atenção descomunal. Doze anos de gestação e todo este amor e carinho trouxe ao livro um corpo mágico e sutil de grande vitalidade.

Esta editora, tão diferenciada e autoral, apoiou todos os meus sonhos mais ousados e extravagantes. Aqui, seguimos o conceito de Livro-Vivo: quanto mais alma colocamos em um livro, mais vivo ele se torna.

Recordação lançamento do livro O Músculo da Alma.

São Paulo

convite_sp

Curitiba

Rio de Janeiro

convite_rio

quarenta e nove