CHAVE 35

Aqueles treinamentos malucos e excessivos que você faz para ficar bonita no verão, mais tarde podem lhe custar muito caro. Isso vale a pena?

Depoimento de Roberta Real (38 anos, professora de educação física):

Na oitava série, eu tinha 14 anos, e nas férias de janeiro, viajaria para Porto Seguro com os amigos. Alguns meses antes, entrei na academia querendo ganhar massa muscular e emagrecer a todo custo, nível “hard”. Foram oito meses de treinamento fazendo musculação pesada e cardio de alta intensidade.

No legpress, pegava até 200 quilos. Eu fazia, ainda, aquela escada rolante e aula de bike, tudo de forma bastante intensa. No mínimo, três vezes por semana eu ia à academia. Na época foi tudo bem. Mas, depois, o resultado foi que desenvolvi Osgood-Schlatter, uma doença osteomuscular.

É uma patologia inflamatória que ocorre na cartilagem e no osso da tíbia, devido ao esforço excessivo sobre o tendão patelar. Você estimula excessivamente a musculatura na fase errada, de forma precoce, antes de terminar o crescimento ósseo. E, devido à lesão, o osso não acompanha o resto do crescimento, ele estaciona, para de crescer. E aí eu ganhei uma tendinite patelar para sempre.

Olha só onde foi parar a cabeça da tíbia, que deveria estar logo embaixo do joelho [mostra-me o local], mas que ficou bem abaixo. Eu não posso fazer nada que envolva encostar a canela no chão, por causa dessa protuberância. Eu não posso ficar de joelhos de jeito nenhum.

A minha capacidade de treinar também ficou bem limitada. O tendão patelar, que segura na cabeça da tíbia e na patela, estica e dobra mais do que aguenta e, por isso, inflama. Isso me prejudica até hoje. Para você ver, um treino para ficar bonita para o verão pode custar muito caro. Até hoje, pago o preço pelo excesso.

O Músculo da Alma - Chaves
Para ter acesso ao conteúdo informe seu Nome e E-mail.
Você só precisará fazer este registro uma vez, caso acesse esta página sempre do mesmo equipamento.
Nós respeitamos sua privacidade! Suas informações estão seguras e nunca serão compartilhadas.
×
WordPress Popup Plugin