CHAVE 22

Quem disse que a colaboração é uma utopia da raça humana?

Selecionei um trecho de um vídeo chamado “Ubuntu – Filosofia Africana – Lição de Vida”, que transcrevo abaixo para você conhecer.

“Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana, quando, ao final dos trabalhos, propôs uma brincadeira às crianças da região. Colocou um cesto cheio de doces embaixo de uma árvore e propôs uma corrida, e disse: ‘Quem chegar primeiro, leva o cesto.’

As crianças se alinharam, prontas para correr. E, quando elas estavam prontas para correr, ele disse ‘já!’. Todas deram as mãos e correram juntas até a árvore, pegaram o cesto juntas e comemoraram juntas. O antropólogo olhou curioso para aquela situação e uma das crianças olhou de volta para ele, e disse: ‘Ubuntu! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras iriam ficar tristes?’

Ubuntu é uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana que significa: ‘Sou quem sou porque somos todos nós.’ Uma pessoa com Ubuntu tem consciência de que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado. Ela sabe que o mundo não é uma ilha e que ela precisa dos outros para ser ela mesma.

Ubuntu fala do respeito básico pelos outros. Ubuntu é compaixão, partilha e empatia. Ubuntu diz que ser humano é ser ‘com os outros’ e que ser ‘com os outros’ deve ser tudo.”

(Fonte: Vídeo “Ubuntu – Filosofia Africana – Lição de Vida”, disponível no YouTube.)

Uma das grandes lições em todas as religiões é o ensinamento de que nós, seres humanos, devemos nos importar uns com os outros. É o aprendizado de que, afinal, somos todos uma só unidade, uma só família.

O Músculo da Alma - Chaves
Para ter acesso ao conteúdo informe seu Nome e E-mail.
Você só precisará fazer este registro uma vez, caso acesse esta página sempre do mesmo equipamento.
Nós respeitamos sua privacidade! Suas informações estão seguras e nunca serão compartilhadas.
×
WordPress Popup Plugin