“O nosso negócio é fazer as mulheres infelizes com o que têm”, esta frase foi dita em 1953, pelo então presidente de uma grande rede de cosméticos nos Estados unidos. Hoje, a indústria da beleza movimenta 200 bilhões de dólares anualmente, e essa confissão soa mais verdadeira do que nunca, onipresente em todos os meios de comunicação através de um marketing cada vez mais sofisticado e sedutor. Vamos refletir aqui sobre os aspectos maquiavélicos dessa estratégia. Sim, o marketing tornou-se a arte de vender a felicidade em diversos formatos e opções. É sempre a próxima novidade que vai te fazer... Continue lendo
De maneira alguma, podemos colocar todos os treinadores no mesmo saco. Claro que existe uma enorme diferença entre cada profissional, e é assim que funciona em todas as profissões. Alguns treinadores – os mais estudiosos, conscientes e experientes – aplicam um treinamento mais cuidadoso que leva em conta uma graduação e intensidade mais sensata, de acordo com uma análise mais adequada do perfil de cada aluno. No entanto, todo treinador poderia se beneficiar dessa visão do treinamento integral e consciente, com foco na saúde, desenvolvido em nosso método. Essa proposta é um grande salto em direção à consciência, à moderação... Continue lendo
Desculpe lhe dizer, mas a busca pela felicidade é uma invenção moderna sem sentido. Ela pode ser útil para o marketing do consumo, para vender refrigerante ou para fomentar o mercado editorial de autoajuda, mas tem pouca aplicação no mundo real. O grande equívoco está no simples fato de que a felicidade em si não é a chave da questão. Ela é apenas um derivado, uma consequência natural de alguns pilares essenciais de uma existência plena e com sentido. Quais são esses pilares? Podemos citar o equilíbrio pessoal, realização, autoconhecimento, espiritualidade, amizade, amor, altruísmo e simplicidade. Estes deveriam ser o... Continue lendo
Qual modelo de beleza é compartilhado pela maioria das pessoas? Qual modelo tem realmente um poder de atração e sedução aos nossos pares? A resposta para essa pergunta é apenas mais uma prova do quanto o consumo e a mídia nos impedem de enxergarmos a realidade e o quanto ela é artificial e fabricada. Os modelos de beleza se tornaram artificiais e não correspondem mais ao que é natural e saudável. Não fazem mais sentido em relação à nossa herança evolutiva e ao que durante milhões de anos nos guiou na escolha de nossos pares. Quando perguntamos à imensa maioria... Continue lendo
Vamos lá! Vamos analisar com cuidado os bastidores do marketing do treinamento. Analisando anúncios veiculados pelas maiores marcas esportivas globais, pude constatar que a estratégia usada é muito parecida. Basicamente, o que vemos são modelos fotográficos com corpos extremamente musculosos e definidos realizando exercícios extremos e radicais. O que se vende é uma glamorização do sofrimento e do radicalismo no treinamento. Ao final desse conto de fadas aparecem slogans estimulando o aluno a superar os seus limites e assim, conquistar o corpo ideal dos seus sonhos. O corpo se transformou em um bem de consumo, o corpo ideal é como... Continue lendo
Eu nunca me esqueço de uma observação feita por um aluno, um empresário bastante estressado que comia de forma compulsiva, era obeso e não tinha tempo sequer para treinar. Na época, ele me disse: “Nuno, eu preciso quebrar este padrão em que eu vivo, ou então, este padrão irá me quebrar.” Se não tomarmos as rédeas da vida, em relação à forma como utilizamos o nosso tempo, seremos engolidos pelo trabalho. Um conceito muito importante neste processo de quebra de padrões e mudança de hábitos é a “priorização”. Para ser mais exato, gostaria que você respondesse com sinceridade a seguinte... Continue lendo
Muitas pessoas começam a correr para perder peso, porém, elas continuam correndo por outras razões. Aquelas pessoas cuja motivação inicial para a corrida era apenas a perda de peso, tendem a desistir logo no início. A corrida é bem peculiar neste sentido. A perda de peso, por si só, não é um elemento motivacional forte o suficiente para que alguém queira aderir a qualquer tipo de programa de exercícios por um longo período. Poucas pessoas se exercitam consistentemente, ano após ano, a menos que elas realmente gostem de fazer exercícios. Os novos corredores, que acabam tornando-se corredores regulares, o fazem... Continue lendo
A divulgação de novas pesquisas faz parte da estratégia da grande mídia. Conversando com uma jornalista, ela me esclareceu que é usual os jornais e noticiários utilizarem pesquisas recentes como um “tapa- buraco” ou “chamariz” na programação de assuntos do dia. Nesse formato, elas aparecem de forma descritiva, sem ganharem uma análise mais profunda. A escolha é feita levando-se em conta a novidade e o apelo do tema em questão. Quanto mais surpreendente e exótica for a pesquisa, melhor. O leitor ou telespectador fica perdido em meio a um bombardeio de informações que apontam em diversas direções. Como interpretar corretamente... Continue lendo